Porque perde o seu foco com facilidade?

09/09/2019
Porque perde o seu foco com facilidade?

Tende a perder-se com a maior parte das coisas que se passam ao seu redor, embora tente convencer-se do contrário? Tudo serve para o distrair, direcionando a sua atenção para um pensamento que surge, um sentimento que tem, uma preocupação que carrega e até se desconcentra com conversas alheias? Em todas estas situações não está FOCADO.

Quantas vezes já fez tantas e tantas coisas e aplicou tanto esforço, mas quando olha para trás percebe que afinal não avançou muito ou até quase nada? Quantas vezes obteve resultados rápidos e foi para um lugar “errado” (esforçou-se imenso, muito energizado, mas em coisas ou tarefas que não gostava ou não o preenchia)? Quantas vezes diz que não tem tempo, mas no fundo sabe bem que poderá, sim, valorizar e otimizar o seu uso?

A crença por detrás da perda do foco:

“Ao longo da vida (aprende que) o esforço mais cedo ou mais tarde é recompensado!”

Pois bem, isto não é verdade!

No esforço, cresce continuamente a pressão, a ansiedade, a preocupação, os pensamentos que se enlaçam fazendo-o ficar retido no passado e limitando -o no tempo com as novas escolhas.

Como pode transformar esta crença limitante:

  • Identificar a crença (feito, certo?)
  • Refletir sobre algumas situações em que percebeu que o esforço (por si só) pouco ou nada o fez avançar e sentiu-se sem energia, com falta de motivação, sem entusiasmo, começando a distrair-se com mais facilidade, o esforço ia crescendo para obter mais resultados e o tempo começava a faltar para outras tantas coisas, crescia a insatisfação por outro, etc.
  • Assumir apenas a sua responsabilidade e não a dos outros, aprendendo a estabelecer limites (para si e para os outros).
  • Desenvolver novos hábitos e habilidades
  • Concentrar a sua energia numa única atividade ou coisa – FOCO (efeito lupa) – produzindo os resultados, a profundidade, a criatividade, a memorização, a genialidade que é próprio de si mesmo e não que os outros acham ou querem que você tenha/seja.

“LEMBRE-SE QUE É MAIS PRODUTIVO EM 20 MINUTOS SE ESTIVER 100% CONCENTRADO, DO QUE EM 3 HORAS COM DISTRAÇÕES”

Experimente!

Alexandra Rombinha